You are currently viewing Mais crédito e capacitação à indústria

Mais crédito e capacitação à indústria

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     Aumentar a competitividade da indústria catarinense. Este é objetivo do programa Nova Economia@SC, lançado na noite de sexta-feira (30), pelo governador Raimundo Colombo e o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.
O programa será apresentado em outras 16 regiões do Estado e pelo que informou Bornhausen, o governo pleiteará junto ao Banco do Brasil, linha de crédito da ordem de R$ 1 bilhão para fomentar o projeto da Nova Economia@SC. Só na chamada Economia Verde, que são empresas que operam com resíduos sólidos, a intenção é criar 30 grupos e gerar ao menos 600 empregos.
O lançamento do programa aconteceu na Associação Empresarial de Lages (Acil), onde foram assinados acordos com representantes de entidades do setores econômicos e seus polos industriais da Serra Catarinense.
Os acordos caracterizam o compromisso dos empresários em participar das ações do projeto de Polos Industriais – um dos cinco projetos do Nova Economia@SC. Assim, receberão agentes do Sebrae para fazer consultorias e orientações. "É o início de uma virada na economia de Santa Catarina, apoiando quem precisa de apoio e semeando o crescimento do Estado", anunciou, Paulo Bornhausen.
Pelo que explicou o diretor superintendente do Sebrae, o programa deverá capacitar e diagnosticar dentro das empresas e dos setores econômicos, acompanhamento individual pelos agentes de operação financeira e inovação. Participarão inclusive de rodadas de negócios para comercialização.
Só na Serra Catarinense o Nova Economia@SC terá três polos com previsão de atender 128 empresas. Os setores moveleiro, madeira e metal-mecânico passarão por 6.500 horas de consultorias, cursos de gestão e mercado. "Eles participarão de feiras e negócios diversos", lembrou o diretor superintendente do Sebrae, Carlos Ziguelli.
Dos 90 municípios com IDH baixo, que terão acesso ao programa, 24 estão na Serra Catarinense. Eles terão oportunidades para criar negócios, aproveitar a matéria-prima local, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O programa deverá fortalecer as micro e pequenas empresas em mais de 40 polos setoriais. E com isso, atender ao menos 2.400 empreendimentos.
O programa Nova Economia@SC conta com outros quatro projetos: Juro Zero, Polos de Economia Verde, Desenvolvimento Territorial e Ilumina. Lançado em novembro de 2012, em uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Badesc, Sebrae/SC e Amcred.
O Juro Zero oferece empréstimos sem juros ao Microempreendedor Individual que pagarem as prestações em dia. Porém, o diferencial do programa é a orientação e acompanhamento individuais dos agentes do Sebrae. O governador Raimundo Colombo, disse que o Nova Economia@SC, será um grande desafio.
"O que estamos oferecendo é apoio técnico para fomentar a economia. O governo injetará neste programa R$ 50 milhões. Vamos investir forte na base da economia", discursou. Ao pedir empenho dos empresários serranos, Colombo lembrou que, quase 30% dos beneficiados do programa, serão da Serra Catariense. E reconheceu, "esta é a região que mais precisa".