O modelo de Gestão Estratégica desenvolvido para aumentar a capacidade de investimento e melhorar a eficiência dos recursos públicos do Governo de Santa Catarina será apresentado, nesta segunda-feira (19), para os 36 secretários de Desenvolvimento Regional do Estado. A reunião será realizada na Pousada Rural do SESC, em Lages, e tem como objetivo expor as diretrizes do choque de gestão. "Queremos que nossa proposta de voltar às ações para o atendimento dos cidadãos seja efetiva em todo o Estado", projeta Raimundo Colombo.
A reunião desta segunda-feira com os secretários de Desenvolvimento Regional pretende integrar as 36 secretarias com o Modelo de Gestão Estratégica. Dessa forma, as ações desenvolvidas pelo Governo poderão repercutir melhor em cada município. "Cada região tem a sua identidade e a nossa intenção é valorizar todos os catarinenses, mas são as regionais que poderão responder melhor às necessidades específicas de cada cidade", completa Colombo.
O modelo de Gestão Estratégica, elaborado pelos secretários da Casa Civil e Fazenda, Derly Massaud de Anunciação e Nelson Serpa, respectivamente, em parceria com o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores, foi apresentado no dia 8 de março e já está em implantação, com prazo para operacionalização até 15 de abril. O processo será posto em prática sem custos às contas do Estado. "Não vamos contratar mais ninguém para desempenhar estas funções. Teremos um rígido controle dos indicadores sociais, das obras e dos programas do Governo", explica Derly Massaud.
Modelo de Gestão Estratégica – Assim que implantado, o processo será administrado por dois grupos. O Núcleo de Eficiência controlará os recursos, buscando a qualificação do gasto público, para que o núcleo de Gestão Estratégica planeje o investimento das verbas. O Governo se concentrará no controle das principais demandas como, por exemplo, a mão de obra terceirizada, a merenda escolar e a compra de remédios.
O andamento dos processos das secretarias e informações sobre as ações do Governo, como objetivos, valores e prazos, serão geridos por meio do Sistema de Informação da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Sigeor), desenvolvido pelo Sebrae SC.
Também será implantado um painel Scorecard, via monitores, onde haverá um acompanhamento do desempenho. A ação focará primariamente em itens que beneficiem diretamente o cidadão.