AS APLICAÇÕES da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão entre os dias 7 e 18 de novembro em todos os 5.563 Municípios do país. As avaliações possuem formatos e métodos de aplicação diferentes, que podem variar de um Município para outro. As provas terão questões apenas das disciplinas de língua portuguesa e matemática.
A prova Brasil será aplicada para todos os estudantes das séries avaliadas do quinto e do nono ano – primeiro e último do ensino fundamental – de todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam mais de 20 alunos por série.
O Saeb será aplicado em escolas públicas e particulares. Além de alunos do quinto e nono ano do ensino fundamental, estudantes do terceiro ano do ensino médio também serão avaliados. A amostragem será escolhida por meio de sorteio.
As avaliações, metodologicamente, analisam a qualidade dos sistemas educacionais a partir do desempenho dos alunos nas provas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é composto pelo resultado das provas e o índice de retenção e evasão de cada escola, além de indicar caminhos para a construção de políticas públicas.
Metodologia
Os Municípios e estabelecimentos de ensino têm seu Ideb calculado pelo resultado da Prova Brasil. Já o Saeb é utilizado pelos estados da federação.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores que não é necessária a inscrição no sistema, pois todas às escolas cadastradas durante o Censo Escolar 2011 receberão os cadernos de prova. Contudo, para um bom resultado é necessário um trabalho de sensibilização de professores e alunos quanto à importância do índice.
Fonte: CNM/AMURES