You are currently viewing Festival mobiliza Apaes da região

Festival mobiliza Apaes da região

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     ALUNOS de doze Apaes de toda Serra Catarinense participam nesta sexta-feira, da nona edição do Festival Regional Nossa Arte. O evento reuniu mais de 500 pessoas, no Centro Cultural Paz e Bem, do Colégio Santa Clara, em Urubici.
Concebido como um instrumento de inclusão e integração das pessoas com deficiência, o festival mobilizou nove das doze Apaes e serviu para mostrar talentos e trabalhos desenvolvidos nas escolas por meio da arte. As apresentações e exposições foram organizadas para estimular a aprendizagem. Ao mesmo tempo oferece atividades de lazer, terapia e expressão pessoal.
A coordenadora de Artes das Apaes da região serrana, Eledir Regina do Prado Zanatta explica que, nos trabalhos de palco foram levadas apresentações de danças, artes cênicas e música. E fora do palco foram apresentados trabalhos de pinturas, artesanato, arte literária, mostra de trabalhos científicos e concurso de cartazes.
Pela manhã houve apenas uma apresentação de abertura e a solenidade concentrou na recepção das delegações e convidados. A tarde acontecem apresentações em grupo e individual. O prefeito de Urubici, Adilson Costa, observou que, além de despertar o gosto pelos gêneros e atividades artísticas com fins educacionais e formativos, o festival permite o intercâmbio social das Apaes.
"As pessoas com deficiência de toda região, vivenciam os aspectos positivos da arte durante o efento", afirmou o prefeito. Urubici se candidatou ano passado, para receber o festival. E no próximo ano será levado para outro município e assim, os alunos das Apaes conseguem interagir através da arte.
É no festival que o potencial dos alunos é revelado e junto, o empenho e o apoio das escolas. E por conta desse avanços é que as pessoas deficientes estão quebrando barreiras e conquistando posições no mercado de trabalho. Como a inclusão no Ensino Regular que se caracteriza como mais uma conquista.
O festival tem etapa regional, estadual e nacional. Neste ano levaram apresentações os municípios de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, São Joaquim, São José do Cerrito, Urupema e Urubici.