You are currently viewing Alunos do curso de Condutor Ambiental fazem saídas de campo

Alunos do curso de Condutor Ambiental fazem saídas de campo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     NA ÚLTIMA terça-feira, dia 27, os alunos do curso de Condutor Ambiental oferecido pelo IFSC Campus Avançado de Urupema realizaram mais uma saída de campo, acompanhados pelo professor Silmar Primieri, para conhecer a história do Capão dos Ossinhos, um dos pontos turísticos do município de Urupema.
Para chegar ao local, uma caminhada de aproximadamente 15 minutos, contemplando a paisagem natural com destaque para as Araucárias. Os alunos se impressionaram com a beleza do local, uma gruta escondida, atrás de uma pequena cachoeira. Segundo informações de vizinhos e historiadores da cidade o local tem esse nome porque há alguns anos atrás eram facilmente encontrados ossos humanos escondidos dentro da gruta.
Os motivos ainda são desconhecidos apenas relatos de que um fazendeiro matava os escravos e os escondia na gruta outros dizem que os ossos podem ser de índios.
Tanto que durante a visita foi encontrado um pequeno osso por um dos alunos do curso, o qual foi levado pelo professor para ser preservado e futuramente utilizado por profissionais da área em estudos de datação entre outros.
O curso iniciou no segundo semestre do ano e tem 16 alunos matriculados. Segundo o professor Silmar eles estão sendo habilitados para atuar na orientação de visitantes em atrativos naturais demarcados em Urupema.
Até o final do curso serão nove saídas de campo, nas quais se ressalta as características, geográficas, históricas e culturais, meio ambiente preservado e fauna e flora local. Os locais já estudados foram: Trilhas Ecológicas na Eco Pousada Rio dos Touros, atrativos urbanos (Praça Central, Igreja Matriz Sant'Ana, etc.), Cascata que Congela e Morro das Torres, Trilhas na Fazenda Morro Agudo, Morro do Combate (local onde aconteceu um combate histórico em 1926) e Capão dos Ossinhos."Ainda falta realizar visitas em várias cachoeiras do município, produção agrícola entre outras", completou Silmar.
As visitas de campo acontecem com apoio da Prefeitura Municipal de Urupema, a qual disponibiliza o transporte para os alunos.