A CONVITE do deputado Dirceu Dresch, líder do PT, o ex-procurador geral do Estado do Paraná, Carlos Marés, participará hoje (16), às 9 horas, da audiência pública que a Assembleia Legislativa realiza para debater as matérias do governo do Estado que privatizam parte da Casan.
Carlos Marés foi braço direito do ex-governador do Paraná, Roberto Requião, e conduziu o embate jurídico que garantiu a retomada do controle estatal sobre a Sanepar, parcialmente privatizada no governo Jaime Lerner, que entregou o comando da empresa a um grupo que detinha apenas 32% das ações. Marés também foi ex-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e atualmente é professor doutor titular da PUC do Paraná.
Dresch avalia que a Casan vai passar pelo mesmo processo que a Sanepar passou, caso seja aprovado o projeto enviado pelo governador Colombo que autoriza a venda de 49% das ações da Casan, assim como a proposta de alteração da constituição estadual, que evita a realização de plebiscito e desobriga a autorização pela Assembleia Legislativa para alteração no estatuto social das estatais catarinenses.
"Acionistas minoritários, na forma do "sócio estratégico" vão tomar o controle da empresa catarinense", alerta Dresch. Conforme o parlamentar, a participação de Marés na audiência pública vai possibilitar que os deputados e o público conheçam as consequências contidas nas entrelinhas das matérias enviadas pelo governador, as quais "escondem interesses que vão muito além do simples processo de capitalização da empresa com venda de ações".