NA PRIMEIRA visita ao Estado, a presidente Dilma Rousseff foi recebida e acompanhada pelo governador Raimundo Colombo. O governador aproveitou a oportunidade para marcar uma audiência com a presidente em Brasília para tratar dos assuntos federais no Estado. A prioridade da audiência será a duplicação da BR-470, segundo Colombo. "Foi um encontro muito produtivo, com espírito de cooperação e respeito e que renderá frutos para Santa Catarina", afirmou o governador. A presidente confirmou ao governador que a audiência deve ser realizada ainda neste mês de junho.
Dilma Rousseff veio ao Estado para entregar 580 apartamentos financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida. As moradias vão beneficiar 220 famílias atingidas pelas enchentes de 2008. Além de recursos federais, o Governo do Estado destinou R$ 2,4 milhões, por meio do Fundo Estadual de Defesa Civil, que reúne as doações de todo o país. "Hoje é dia de comemorar nossa coragem e a força dos catarinenses em se reconstruir. Também é dia de reconhecer a solidariedade de cada pessoa, cada anônimo que fez uma doação aos catarinenses em um momento difícil", afirmou Colombo.
Durante o discurso, a presidente concordou com o governador que a entrega das moradias era uma comemoração aos valores catarinenses. "Estive aqui em 2008 e vi a determinação, a força e a energia de resistência do povo catarinense. Todo o brasileiro precisa ter um lar. A casa é um símbolo de amor de uma nação", falou Dilma Rousseff. O Governo Federal investiu R$ 27,7 milhões na construção das moradias de Blumenau.
Cada apartamento tem uma área privada de 41,36 metros quadrados, sendo dividida em dois dormitórios, uma sala, uma cozinha, uma área de serviço, um banheiro e uma vaga de estacionamento.
BR-470 virou um compromisso – Além de se comprometer em receber o governador Raimundo Colombo para tratar da BR-470 e outros assuntos do Estado, a presidente Dilma Rousseff assegurou que vai fazer a duplicação da via. "É uma questão de honra e será feita o mais rápido possível", finalizou.