ESTÁ ACONTECENDO no auditório do Deinfra em Florianópolis, a primeira reunião do Grupo de Acompanhamento e Apuração do Valor Adicionado (GAAVA), com a finalidade de repassar aos integrantes os novos procedimentos e cronograma de trabalho do "VA" (Valor Adicionado). O secretário Executivo da Amures, Gilsoni Albino acompanha o desdobramento da reunião por recomendação do presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Antônio Macari.
O desenvolvimento e implementação desta nova sistemática de apuração são de responsabilidade da Gerência de Sistemas e Informações Tributárias (Gesit), integrante da Diretoria da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda.
O objetivo deste projeto é automatizar, via Sistema de Administração Tributária (SAT), todo o processo de apuração do "VA" catarinense na Internet, fornecendo a todos os municípios catarinenses ferramentas modernas, ágeis e de baixo custo administrativo para o acompanhamento on-line na fixação dos Índices de Participação dos Municípios (IPM) no produto do ICMS/SC.
O primeiro passo para a automatização do processo foi a criação de malha fina, constituída de 10 filtros, aplicada nas declarações apresentadas pelas empresas relativas ao movimento econômico realizado em 2010, facilitando a auditoria específica nas inconsistências das informações prestadas por 2.200 estabelecimentos e 4.000 documentos fiscais de Produtor Primário. Técnicos das prefeituras da região serrana, da Secretaria da Fazenda, Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e das demais Associações de Municípios estarão participando deste encontro.