O MINISTÉRIO do Turismo (MTur) fez um mapeamento do Turismo Religioso no Brasil e identificou que 344 Municípios brasileiros possuem oferta dessa categoria de Turismo. Desses, 177 possuem calendário de eventos religiosos. O levantamento também identificou 96 produtos turísticos, prontos para comercialização, de norte a sul do país.
O turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O segmento é, ao lado do Turismo Cívico, o Turismo Étnico e o Turismo Místico e Esotérico, um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) atende diariamente gestores municipais com dúvidas sobre como estruturar a área de Turismo. A entidade orienta-os a estruturar o setor e a identificar o ‘produto' turístico do Município. À disposição dos interessados, a CNM informa o que a prefeitura precisa ter para começar a explorar a atividade e quais são os benefícios de investir em Turismo.
As ações na área do Turismo são bastante diversificadas e todas podem tornar o Município mais conhecido e desenvolvido. Além da categoria religiosa, alguns segmentos são, por exemplo, Turismo Cultural, Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo de Esportes, Turismo Náutico, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Pesca, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo de Sol e Praia.
Destinos religiosos
Alguns Municípios contam com destinos já consolidados no segmento de Turismo Religioso. O Círio de Nazaré, em Belém (PA), por exemplo, reúne mais de 1,5 milhão de pessoas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. O evento é considerado uma das maiores festas religiosas do mundo. Juazeiro do Norte (CE) também recebe cerca de dois milhões de devotos do padre Cícero por ano.
Os devotos da santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, movimentam a cidade de Aparecida (SP) durante todo o ano. A cidade é conhecida como a capital das romarias. No Sul do país, Nova Trento (SC), cidade de Madre Paulina atrai aproximadamente 20 mil peregrinos por mês. Além disso, as cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador, também recebem turistas motivados pela fé.
Fonte: CNMA/MURES