O GOVERNO de Estado e a Celesc Distribuição lançaram, nesta terça-feira (9), às 11h, o projeto de eficiência energética que atenderá hospitais filantrópicos em 32 municípios catarinenses, com investimento total de R$ 6,2 milhões. "Este é um ato muito importante para a sociedade porque falamos de vidas. Essa ação atenderá os anseios e desejos da comunidade", afirmou o governador Leonel Pavan.
O projeto prevê a realização de diagnóstico energético, medição de resultados e eficientização de 34 hospitais filantrópicos, envolvendo tecnologia de iluminação, condicionamento de ar, refrigeradores, força motriz e equipamentos de esterilação. Com isso, a Celesc estima redução de consumo de 7.055 MWh/ano, economizando energia suficiente para atender 3.260 residências/ano.
"A demanda será reduzida em 1.479KW no horário de ponta, evitando a construção de uma nova usina hidrelétrica para atender essa demanda, com conseqüente preservação de uma área de 887,4Km" declarou o presidente em exercício da Celesc, Eduardo Carvalho Sitonio.
A Celesc desenvolve, desde 1989, iniciativas para redução do consumo de energia elétrica e da demanda de potência no horário de ponta (18h30 às 21h30), além incentivo ao uso seguro e racional de energia elétrica. O programa beneficia as diversas classes de consumidores por meio de ações orientativas e, principalmente, pela substituição de equipamentos obsoletos (que consomem muita energia) por equipamentos modernos e mais eficientes, proporcionando redução de custos a todo o processo produtivo.
Participaram do evento o a diretoria executiva da Celesc, diretores dos hospitais, deputados, entre outras autoridades.