You are currently viewing Expolages vende gado até para a Europa

Expolages vende gado até para a Europa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     A MAIOR feira de agronegócios de Santa Catarina surpreendeu até os organizadores este ano. Tanto em número de visitantes quando em volume de negócios, a Expolages extrapolou seus limites. E teve gado vendido até para a Europa.
No início da noite de sábado (23), o presidente da Associação Rural, Márcio Pamplona, anunciou dentro do parque de Exposições do Conta Dinheiro: o evento atingiu a cifra de R$ 1 milhão de movimento, somente nas feiras de gado. E um dos grandes motivadores dos bons negócios foi o leilão de elite, sábado à noite, de gado da raça Angus e cavalos Quarto de Milha, na pista de remates Carlos de Andrade Lopes.
Ao todo a Expolages realizou este ano, seis leilões em apenas três dias e só no leilão de gado geral mais de 600 animais foram vendidos em menos de três horas. A excelência do evento atraiu visitantes até dos Estados Unidos. O pesquisador Ryan Ludvigson, consultor especializado em genética de gado de corte e diretor da Red Association of América, palestrou sobre o modelo de manejo, em seu país, onde mais de 80% do rebanho é Angus.
Ele veio a Expolages, a convite do Núcleo Catarinense dos Criadores de Angus, que prevê para breve abrir em Santa Catarina, a primeira "boutique de carne de Angus". O presidente do Núcleo, Nelson Serpa, diz que através da Expolages foi oportunizado este ano, um grande momento para conhecer como é feita a condução da pecuária americana e de que forma pode ser importada a genética da pecuária da América do Norte.
"A visão americana é calcada em cima da produção e possuem larga experiência que pode nos servir, seja para importação de genética ou pela organização", comenta Serpa. E a prova de que a genética catarinense chama a atenção do mundo se confirmou na venda de um exemplar da raça Red Angus para um pecuarista de Lisboa, em Portugal, que veio ao evento e arrematou o animal no leilão.
Márcio Pamplona ainda enfatiza que os negócios da pecuária na Expolages se consolidaram com valores acima dos preços praticados no mercado. "Até o governador eleito Raimundo Colombo levou gado para negociar nas feiras. Isso mostra a importância e a qualidade dos animais que entraram na Expolages", comenta.