O PROJETO Sábado Saudável que é uma extensão do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF levou sessão de cinema com o filme "De Porta em Porta" a comunidade de Urupema, que lotou o Salão de Festas do município, no último sábado.
Os participantes se comoveram com o filme que retrata a história de um homem que nasceu com paralisia cerebral e com muitas limitações. No entanto, com apoio da sua mãe conseguiu um emprego de vendedor, onde tinha que bater de porta em porta para oferecer os produtos da empresa. Ele sofre preconceitos até realizar sua primeira venda e acaba se tornando um excelente vendedor.
O evento atraiu crianças e adultos de várias idades. A senhora Maria de Jesus Muniz, de 88 anos, assistiu a sessão "nos deu uma grande lição de vida, mostrando que até mesmo os deficientes podem trabalhar e viver feliz", disse dona Maria.
O prefeito municipal, Amarildo Gaio, também falou sobre a lição que o filme nos trás "por maior que seja o problema, com coragem e determinação, sempre podemos superá-lo", disse. Além disso, parabenizou a iniciativa das integrantes do projeto desejando luz para que possam continuar a desenvolver esse tipo de ação, "a prefeitura municipal é parceira nessas atividades, que integram as famílias urupemenses", completou o prefeito.
Durante o filme, todos receberam pipoca e refrigerante e no intervalo, houve sorteio de brindes, orientações e atividades físicas e recreativas.
De acordo com a assistente social Marineuza Fertig, o Sábado Saudável objetiva "promover a saúde através da educação, lazer e esporte", disse a assistente.
O programa foi implantado em fevereiro de 2010 e vem desenvolvendo trabalhos nas comunidades do interior e sede do município. É uma promoção do governo federal executado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O NASF, no município é constituído por cinco profissionais das áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, assistência social, além de uma coordenadora que compartilha práticas em saúde sob responsabilidade do Sistema de Saúde no qual o Nasf está cadastrado.
A próxima ação, segundo as integrantes do projeto, acontecerá no dia 18 de setembro, com programação especial direcionada as mulheres.