You are currently viewing Capão Alto se prepara para a maior Festa da Paçoca

Capão Alto se prepara para a maior Festa da Paçoca

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     O EVENTO tradicionalista e gastronômico mais puro da região serrana deve atrair, neste ano, mais de 15 mil pessoas. Gineteadas, tiros de laço, cavalgada, shows, bailes e feira de gado, são alguns dos ingredientes da VIII Festa da Paçoca.
Foi o que apresentou na quinta-feira (06), o prefeito Antônio Coelho Lopes Júnior, o "Bota", no lançamento oficial do evento que acontece de 13 a 16 deste mês, no parque de Exposições Juca Vieira. Ao lado da rainha Andrieli Varela e das princesas, Lílian Branco e Pâmela Lima, o prefeito disse que Capão Alto está se preparando para a festa desde o início do ano.
"Para as gineteadas construímos especialmente uma cancha. Os campeões da Vacaria já confirmaram presença e farão 40 montarias. Teremos o concurso de pialo e já temos a inscrição de 60 ginetes. Só isso traduz o que promete ser as gineteadas", disse o prefeito. A coordenação das gineteadas está a cargo do tradicionalista Vanderli Madruga.
A parte campeira da festa inicia na quinta-feira e se estende até domingo. Quatro motociclistas e 81 troféus serão distribuídos aos melhores laçadores. Competidores de toda região e até do Rio Grande do Sul confirmaram presença. Segundo o presidente da Fundação dos Tradicionalistas de Capão Alto, Fernando Melo, mais de 450 competidores entrarão na cancha de laço.
A 1ª Feira do Terneiro também promete superar as expectativas. É que está em Capão Alto um dos maiores rebanhos de gado de Santa Catarina, com cerca de 37 mil cabeças de bovinos. O vice-prefeito Marino Madruga, responsável pela organização da feira, disse que mais de 700 terneiros estão inscritos para o leilão. "Temos as melhores raças de gado e agora uma das melhores mangueiras e pista de remates do Estado. Esperamos grandes compradores e muitos bons negócios na feira", comentou
Só na construção das mangueiras e da pista de remates foram investidos R$ 400 mil, sendo que R$ 250 mil foram recursos próprios do município. Um outro grande momento será a Cavalgada da Paçoca, que acontece no sábado, dia 15. Ao menos 200 cavaleiros são esperados e pelo que informou a organizadora, Lisangela Hildebrando Madruga, só mulheres são esperadas ao menos 50 participantes.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Luiz Freitas, disse que será montada no parque uma central para transmissões de rádio, televisão e internet, que ficará à disposição da imprensa. O lançamento oficial da Festa da Paçoca, contou com a presença do vice-presidente da Amures, prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster.
Ele elogiou a amplitude do evento e em especial a Feira do Terneiro, que representa movimento econômico e renda nas propriedades. "Ter uma pista de remates com a qualidade da que será inaugurada significa apoio ao homem que está no campo. É um estímulo à agropecuária", frisou.
A programação prevê seminário ambiental e de apresentação do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), show com Joca Martins, Ivonir Machado e novos Garotos e o grupo Nativos.