MAIOR PRODUTOR catarinense de hortifrutigranjeiros, com estimativa de 85 mil toneladas este ano, Urubici realizou no final de semana, a décima edição da Festa Nacional das Hortaliças. Ao menos 30 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Manoel Prá.
Exposição e feira de hortaliças, gincana de produtos rurais, festival de música tradicionalista, rodeio crioulo nacional, feira de gado, shows, bailes e uma gastronomia típica enriqueceram a programação da festa. Na abertura oficial da Fenahort, sábado (13), o prefeito Adilson Jorge Costa disse que são produzidas, hoje, 22 variedades de hortaliças no chamado "Vale do Rio Canoas".
Apesar da oscilação de preços das hortaliças, o produtor ainda consegue se manter no campo. "Como o produtor planta de tudo um pouco consegue equilibrar o orçamento, porque se uma cultura está em baixa, a outra se desponta. É o caso do tomate que está saindo da lavoura à R$ 50,00 a caixa", justificou. Junto com a bacia leiteira, os hortifrutigranjeiros são responsáveis pela maior movimentação da economia de Urubici.
Prefeitos de vários municípios da região serrana prestigiaram a abertura oficial da Fenahort. Deputados federais, estaduais e secretários de Estado acompanharam inclusive o repasse de R$ 50 mil feito pelo ex-secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, que representou o governador em exercício Leonel Pavan.
A votação histórica de Urubici pela produção de hortifrutigranjeiros, está ao longo dos anos concorrendo com uma nova atividade econômica, o turismo, que já é a terceira fonte de renda, atrás apenas do comércio e das hortaliças. A rede hoteleira, de pousadas e de investimentos em áreas como agroturismo, está projetando o município no cenário nacional.
Durante a Fenahort, foram concedidos os dois primeiros Selos de Inspeção Municipal (SIM), para grupos de produtores organizados. A certificação permitirá aos produtores comercializar seus produtos de forma inspecionada e sem restrições de ordem sanitária. Os beneficiados da certificação foram para produtores das localidades de São Pedro e para um grupo de produtores de vinho.
Urubici possui cerca de 840 pequenas propriedades, que produzem o ano todo hortigranjeiros como beterraba, pimentão, couve-flor, repolho, feijão-de-vagem, batata, tomate, cenoura, abóbora e pepino. E por isso, uma festa com a dimensão e a grandeza de quem planta e espera sempre a melhor safra, seja na qualidade ou no preço.
Lageanos vencem o 1º Serrania da Canção Nativa
A composição "O Cantar do João Canário", com letra de Jean Taruhn e música de Éder Goulart foi a grande vencedora da Primeira Serrania da Canção Nativa, realizada durante a Festa Nacional das Hortaliças, em Urubici. O ritmo cateretê ainda levou as premiações de melhor intérprete para Daniel Silva e melhor instrumentista para Arthur Boscatto. Também participaram da defesa os músicos Adilson Oliveira (baixo), Ricardo Oliveira (violão), Fabrício Padilha (violão).