COM O TEMA "Economia e Vida" e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro", foi lançada nesta quarta-feira de cinzas a Campanha da Fraternidade de 2010. O objetivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável pela campanha, é "colaborar para a promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".
Pela terceira vez (2000 e 2005), a CNBB promove a campanha deste ano com as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, do qual, além da Católica Romana, ainda fazem parte as igrejas Cristã Reformada, Anglicana, Luterana, Ortodoxa e Presbiteriana Unida.
Além do objetivo geral, a campanha também pretende "sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem; buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter' seja mais importante do que as pessoas; criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais; mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho; e reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão".
A Campanha da Fraternidade, iniciada em 1962 e apoiada pela CNBB desde 1964, já abordou temas como trabalho, saúde, violência, fome, juventude, moradia etc.