You are currently viewing Governador decreta luto oficial pela morte da médica Zilda Arns

Governador decreta luto oficial pela morte da médica Zilda Arns

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     O GOVERNADOR de Santa catarina, Luiz Henrique, decretou nesta quarta-feira (13) luto oficial de três dias no Estado em função do falecimento da médica catarinense Zilda Arns, ocorrida em Porto Príncipe, a capital haitiana atingida por forte terremoto na última terça-feira (12). O chefe do Executivo Estadual lamentou a perda. "Ela foi uma mulher extraordinária, dedicada à causa pública e que fez projetos importantes para Santa Catarina e o Brasil", afirmou o governador.
Natural de Forquilinha, município da região carbonífera no Sul do Estado, Zilda Arns Neumann tinha 75 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Irmã do cardeal arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, a catarinense foi indicada ao Nobel da Paz em 2006. Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zilda Arns tinha cinco filhos e morava em Curitiba. A catarinense é também fundadora e coordenou a Pastoral da Pessoa Idosa.

Integra do decreto:

DECRETO Nº 2.944, de 13 de janeiro de 2010

Decreta luto oficial.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso da competência privativa que lhe confere o art. 71, incisos I e III, da Constituição do Estado, e
Considerando o falecimento da Senhora ZILDA ARNS NEUMANN, nesta data, em Port-au-Prince, capital da República do Haiti;
Considerando sua atuação como médica pediatra e sanitarista, sempre pautada em defesa da vida;
Considerando sua atuação como representante na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Conselho Nacional de Saúde e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES);
Considerando seus relevantes serviços prestados como fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, voltada ao atendimento das pessoas carentes;
Considerando sua destacada atuação na vida pública nacional;
Considerando que o seu exemplo de vida como cidadã constitui-se em referência de dignidade, honestidade, retidão, solidariedade e desprendimento para as futuras gerações;

DECRETA:

Art. 1º Fica decretado Luto Oficial em todo o território catarinense, no período de 3 (três) dias, a contar do dia 13 de janeiro do corrente ano, em sinal de pesar pelo falecimento da Senhora ZILDA ARNS NEUMANN.
Art. 2º Todos os órgãos da administração direta e indireta do Estado manterão, durante este período, luto oficial.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Florianópolis, 13 de janeiro de 2010.

LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA
Governador do Estado

 

Corpo de Zilda Arns chega ao Brasil em avião da FAB

O corpo da coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, será levado para o Brasil em avião da Força Aérea Brasileira ainda nesta quinta-feira (14). O senador Flávio Arns, sobrinho de Zilda, acompanhou a missão brasileira destinada a levar ajuda humanitária a Porto Príncipe, capital do Haiti.
Já os corpos dos militares militares mortos no terremoto de terça-feira (12) permanecem em Porto Príncipe até que sejam realizadas as necrópsias que precisam ser feitas pela Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), para que as famílias tenham direito a indenização.
Zilda Arns foi atingida pelo desabamento de uma escola, na qual fazia palestra para padres e seminaristas. O Haiti seria o 11º país a receber a Pastoral da Criança e os padres e seminaristas que participavam da palestra tinham a intenção de abrir suas igrejas para receber o trabalho. De acordo com a embaixatriz brasileira no Haiti, Roseana Kipman, os padres que estavam na palestra também foram soterrados.