MAIS de 2,5 mil Municípios realizaram conferências locais para discutir estratégias da política pública cultural, de acordo com levantamento da Coordenação Executiva da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentivou os Municípios a promoverem os encontros. A entidade publicou uma matéria na edição de setembro do boletim mensal encaminhado a todas as prefeituras do Brasil.
A II Conferência Nacional esta agendada para os dias 11, 12, 13 e 14 de março de 2010 e as propostas levantadas pelas prefeituras serão temas do encontro. De acordo com o levantamento, em relação à primeira edição da Conferencia promovida em 2005, houve um aumento de 112% no envolvimento dos Municípios.
Os números também mostraram que dois estados, Acre e Roraima, que não participaram da I Conferência Nacional de Cultura, conseguiram mobilizar 100% dos Municípios para os debates. Os dados surpreenderam a coordenação executiva do evento por se tratar de resultado inédito nunca antes atingido por nenhuma outra conferência realizada no país.
A II CNC visa a discutir os aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e estratégias de fortalecimento da Cultura brasileira. Além destas propostas, também serão apresentados planos para a implantação dos Sistemas Nacional, Estadual e Municipal de Cultura e do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. Ações que devem facilitar a implementação, o acompanhamento e a avaliação do Plano Nacional de Cultura.
Fonte: CNM/AMURES