You are currently viewing Obras do Ifsc em Urupema iniciam nesta semana

Obras do Ifsc em Urupema iniciam nesta semana

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     NO DOMINGO pela manhã (08/11), no Clube 03 de Maio, a população de Urupema viu se concretizar um grande sonho: a assinatura da ordem de serviço para o início imediato das obras de implantação da unidade local do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), cujo projeto aguardava esse desfecho desde 2006. Não foi à toa que o prefeito Amarildo Gaio, em seu pronunciamento, enfatizou várias vezes: "Esse momento é um marco divisório no rumo do nosso desenvolvimento. Estamos recebendo uma Escola Técnica Federal, com ensino gratuito e de qualidade. Um município com pouco mais de 2.500 habitantes receber uma obra dessa envergadura é motivo de muita comemoração", disse.
Para marcar o momento, Urupema recebeu a Senadora Ideli Salvatti e o deputado federal Cláudio Vignatti, grandes responsáveis em Brasília pela articulação da obra e também pela viabilização dos recursos. Também marcaram presença os deputados estaduais Vânio dos Santos, Jaílson Lima e Décio Góes (todos do PT), a Secretária Regional de São Joaquim, Solange Pagani, a Reitora do IFSC, Consuelo Sielski Santos, o presidente da Câmara local, Adelmo Almeida Rodrigues, o vice-prefeito Luiz Carlos Pagani de Arruda, vereadores, secretários municipais e grande número de pessoas da comunidade.

Dois cursos técnicos

A empreiteira Formigoni Ltda., de Tubarão, que venceu a licitação para a construção da obra, esteve representada pelo seu proprietário, engenheiro Saulo Formigoni, ex-aluno do IFSC de Florianópolis. Ele explicou que o prazo para a entrega da obra é de sete meses, com início imediato na construção (nesta semana). O IFSC em Urupema, nesta primeira etapa, compreende uma construção de 621,83 metros quadrados de área construída, que terá três salas de aula, um laboratório de informática, uma sala para direção/secretaria e uma sala para professores. O custo da obra é de R$ 576.063,89. No local, a partir do segundo semestre de 2010, funcionarão dois cursos técnicos: Técnico em Alimentos e Técnico em Fruticultura, com 40 vagas cada por semestre.
O prefeito Amarildo Gaio, em seu pronunciamento, aproveitou para solicitar à senadora Ideli Salvatti e à Consuelo Sielski empenho e dedicação para que a obra já tenha os recursos e a decisão política tomada pela ampliação imediata. "Já que fomos o último município dos quatro inicialmente previstos para receber o IFSC em Santa Catarina em 2006, peço o esforço de vocês para que nos ajudem no sentido da ampliação imediata", pediu o prefeito. Ideli e Consuelo comprometeram-se em envidar esforços neste sentido. E uma das boas sugestões feitas no encontro (idéia do deputado Jaílson Lima – que é médico) é criar um curso técnico ou mesmo uma escola de fitoterapia em Urupema, "algo inédito ainda em Santa Catarina", argumentou o deputado. Para isso, inclusive, o município já conta com um serviço com fitoterapia, com a fabricação de vários tipos de remédios curativos e preventivos à base de plantas e ervas medicinais, distribuídos à população na unidade básica de saúde.

Recursos para esgoto sanitário

Durante o evento, o prefeito e a senadora também anunciaram a liberação de R$ 1.136.000,00 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), recursos que fazem parte do PAC do Governo Federal. Esses recursos, já disponíveis para o município, serão utilizados na implantação da rede coletora de esgotos da área urbana, com aproximadamente 7 mil metros lineares de tubulações, duas estações elevatórias e a ligação da rede em 350 residências urbanas. A partir de agora, a obra será licitada, com início previsto para 2010. "Com isso, Urupema será a única senão uma das poucas cidades catarinenses a contar com 100% de seu esgoto urbano tratado", falou o prefeito. Vale lembrar que desde 2007 a município já tem a sua Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) concluída, que receberá agora o esgoto das residências e que vai começar a funcionar.