ESTÁ confirmada a presença da Serra Catarinense na VIIª Conferência Nacional de Assistencia Social, em Brasília, de 30 de novembro a 3 de dezembro. Este ano o evento tem como tema central "Participação e Controle Social".
Na Conferência Estadual de Assistência Social, em Balneário Camboriú foi definida a delegação composta de 50 participantes que irá representar Santa Catarina no maior evento da assistência social do País. A região serrana conquistou cinco vagas. Estão confirmados representantes dos municípios de Capão Alto, Rio Rufino, Painel, Correia Pinto e Lages.
O coordenador de Assistência Social da Amures, Lauro Santos, disse que será um privilégio a participação da Serra Catarinense na Conferência Nacional. "Será na Conferência Nacional onde serão traçadas as metas e estratégias para a efetivação do sistema único de assistência social em todo o território brasileiro. Para nós é um orgulho fazer parte dessa construção", disse.
De acordo com Lauro Santos, comissão intragestora bipartite (Cib), esteve reunida semana passada para habilitar mais três municípios da região serrana com três Centros de Referências de Assistência Social (Cras). A conquista faz parte da meta da região da Amures de habilitar todos os municípios com as unidades de Cras. Hoje, só há cinco municípios habilitados. Com a inclusão de mais três somam-se oito. Mas ainda faltam dez para fechar a totalidade.
Estando habilitado, os municípios passara a receber mais recursos e ampliação de serviços na área de assistência social e com isso, a população vulnerável social tem mais benefícios de cidadania.