You are currently viewing Urupema comemora 20 anos com festa e atendimentos à população

Urupema comemora 20 anos com festa e atendimentos à população

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     A POPULAÇÃO de Urupema (pouco mais de 2.500 pessoas, segundo o IBGE) estará em festa na próxima segunda-feira, dia 01 de junho. Tudo porque nesta data, há 20 anos atrás, era instalado oficialmente o município. Para comemorar as duas décadas de aniversário, a administração municipal preparou uma programação vasta e diversificada, incluindo atendimentos diversos, inaugurações, exposições, atividades culturais, esportivas, de lazer e recreação. As atividades iniciam às 9 horas e só vão encerrar às 18h30min., quando está previsto o último show. Na abertura das comemorações, pela manhã, o prefeito Amarildo Gaio (anfitrião do evento) deverá receber diversas lideranças políticas estaduais e regionais (o Governador Luiz Henrique foi convidado mas até essa terça-feira, 26/05, ainda não havia confirmado presença).
Além das festividades, a população também será brindada com uma Força Tarefa, um mutirão de atendimentos no Posto de Saúde, Praça Central, Salão de Festas e na Prefeitura Municipal. Durante a Força Tarefa, que terá participação da Prefeitura, da SDR de São Joaquim e de outras entidades e instituições, haverá parquinho e outras brincadeiras para as crianças; atendimento de verificação da pressão arterial; teste de glicose; orientação de saúde da mulher; hipertensão arterial; prevenção do câncer de mama, útero e próstata; orientação em saúde bucal; orientação em fonoaudiologia; uso correto dos equipamentos das Academias da Terceira Idade; emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho; atendimentos de corte de cabelo; Cartão SUS (trazer cópia da Identidade, CPF e comprovante de residência).
Para facilitar o acesso da população do interior, o município providenciou transporte com ônibus, à tarde. Um primeiro ônibus sairá da comunidade do Marmeleiro (às 12h30min.), passando por: Cedrinho, Tanque, Cedro e Quebra Dente. Outra linha de ônibus sairá no mesmo horário da Fazenda Goiabeira (Sr. Nézio), passando por Bossoroca e Morro dos Papagaios. Por fim, às 13 horas, sairá um terceiro ônibus da comunidade de Rio dos Touros. No final da tarde, esses ônibus retornam para os locais das saídas.

Cidade das trutas e da cascata que congela

A história de Urupema está ligada à família de Manoel Pereira de Medeiros, que se instalou naquele local em março de 1918, chamando o lugar de Santa Ana. Com a vinda de outras famílias, a localidade cresceu e foi elevada a distrito de Lages, em 1923, ocorrendo sua emancipação em 04 de janeiro de 1988. A instalação oficial de município ocorreu em 01 de junho de 1989, portanto há 20 anos.
A exuberância da natureza é o maior destaque de Urupema (espécie de peneira utilizada pelos índios). Essa beleza se traduz em montanhas, vales, campos, rios e cascatas, tudo permeado com muito verde. A altitude de 1.425 metros acima do nível do mar (onde está a cidade) traz no inverno um frio intenso, com a ocorrência de fortes geadas e nevascas. Em determinados períodos de muito frio, diversas pequenas cascatas de Urupema congelam por completo, uma ocorrência muito rara em se tratando de Brasil. E a vegetação rasteira congela por completo, transformando-se em cristais de gelo, oferecendo um espetáculo aos turistas e visitantes.
Nascentes de vários rios se localizam em Urupema. Entre elas, está a nascente do Rio Caronas, que nasce próximo ao topo do Morro das Torres (com 1.750 metros de altitude), um local de beleza extraordinária. Esse rio passa pelo centro da cidade, com águas límpidas e cristalinas, o que permite inclusive que se criem há muitos anos trutas no local (outro grande atrativo da cidade). A preservação ambiental é orgulho da população local há muitos anos, o que valeu ao município um título de Honra ao Mérito conferido pela ONU e pelo IBAMA. Na economia, a cultura da maçã ganha destaque. São pelo menos 100 produtores e 318 hectares de cultivo da fruta, que nesta safra rendeu pelo menos 16 mil toneladas de produção (recorde histórico). Mas na produção têm destaque também a batata, moranguinho, moranga, truticultura, produtos orgânicos, além da pecuária de corte e de leite.
Há dois anos, o município obteve recursos federais e implantou uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para uma população de até 20 mil habitantes. E neste ano obteve mais R$ 1.136.000,00 do Governo Federal para implantar a rede coletora de esgotos em toda a área urbana, que será ligada a essa ETE, tratando 100% de todo o esgoto gerado na cidade (também um feito inédito em Santa Catarina). Por fim, a cidade teve aprovado o Projeto Cidade Digital, com a instalação de equipamentos e uma rede de fibra óptica e antenas que permitirão dentro de pouco tempo à população da cidade e interior ter acesso gratuito à internet de banda larga.