You are currently viewing Empreendedores confirmam construção de torres eólicas

Empreendedores confirmam construção de torres eólicas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     O PRESENTE de aniversário de 42 anos de emancipação política de Bom Jardim da Serra não poderia ser melhor. O diretor geral do grupo Impsa, Luis Pescarmona, afirmou que até final do ano, 62 torres de geração de energia elólica estarão funcionando. O anúncio aconteceu quinta-feira (05) pela manhã, no Clube Bomjardinense, onde várias personalidades foram homenageadas pelo prefeito Rivaldo Macari.
"Vamos operar com cerca de 92 megawatts de potência, onde cada unidade geradora terá autonomia de 1,5 megawatts. O empreendimento já era para ter acontecido, mas foi postergado pela Eletrobras. O que temos por certo é que até final de 2009 é o prazo para colocar os geradores a funcionar", explicou o empreendedor. O investimento total está orçado em R$ 500 milhões.
As áreas onde serão implantadas as torres de 80 metros de altura estão passando pelo levantamento topográfico. Por cada aerogerador, o proprietário do terreno receberá um por cento da energia gerada. O que equivale a pouco mais de R$ 1 mil.
De acordo com o prefeito, a história de Bom Jardim será reescrita com a implantação do sítio eólico. Na implantação do projeto serão gerados 500 empregos diretos e 1.500 indiretos.Depois da implantação a unidade precisará de 80 colaboradores permanentes.
O governador Luiz Henrique esteve em Mendonza, na Argentina e abriu caminho para o empreendimento. E fez um apelo à população de Bom Jardim para se preparar para o turismo. "O turismo se faz com pessoas engajadas e aqui teremos todas as condições para desenvolvê-lo a partir desse empreendimento".

Revitalização da Serra do Rio do Rastro

Um dos mais belos cartões postais de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro passará por revitalização completa. O governador Luiz Henrique anunciou as melhorias, durante a solenidade de aniversário de Bom Jardim da Serra.
"Nos trechos mais críticos será recomposto o pavimento. Assim como a iluminação passará por revisão geral e as proteções serão refeitas onde houver necessidade em toda extensão", afirmou Luiz Henrique.

A ordem de serviço já foi dada e a recuperação da rodovia deve ser rápida. Estão previstos também pintura e melhoria da sinalização noturna. O problema maior da Serra do Rio do Rastro é em dias de chuva. Ocorrem deslizamentos de terra e a pista fica interrompida.
A última grande melhoria na Serra foi há mais de uma década, no governo de Esperidião Amin. A revitalização objetiva também dará mais segurança aos turistas que visitam a região.