SERVIDORES das prefeituras da região e de entidades vinculadas à constituição de novas empresas participaram na sexta-feira de treinamento sobre sistema de Registro Integrado (Regin). O curso foi ministrado por Emerson Souto, coordenador do Centro de Tecnologia da Informação, da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), no auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
O novo sistema permite agilizar a abertura de novas empresas de forma interligada a todos os setores. Desde a fiscalização até a emissão de CNPJ das empresas. "O Regin não custa nada aos municípios e até os computadores são fornecidos às prefeituras, assim como as bases de dados", explicou Emerson Souto.
O curso durou todo o dia e foi à segunda etapa com vistas à implantação do Regin. Os técnicos realizaram um simulado de abertura de nova empresa cumprindo cada passo para assimilar o processo. Com esta modalidade de operação cada entidade pode visualizar a liberação de negativas e acompanhar os protocolos de pedido de registro de novas empresas.
O que está fazendo a Fecam e a Amures é se antecipar às obrigações legais que virão a partir de 2009. Um exemplo é o CNPJ que só será liberado através do Regin. Esta capacitação já foi realizada em várias regiões do Estado e de Lages irá para Concórdia, Joaçaba Videira e outras regiões.
No treinamento na Amures, participaram 30 pessoas representando todos os municípios e que já passam a operar dentro do novo sistema de interligação.