Audiência vai discutir Código Ambiental de SC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

     O SECRETÁRIO de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antônio Ceron entregou segunda-feira na Assembléia Legislativa, o Código Ambiental de Santa Catarina. E participa nesta quarta-feira, às 14 horas de audiência para discutir os objetivos do documento que norteará as ações ambientais do Estado. Entre as prioridades consta o estabelecimento de padrões da qualidade ambiental e de normas relativas aos recursos naturais, a formação de uma consciência pública voltada para a melhoria e proteção da qualidade ambiental e a cooperação entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade civil.
"O projeto ainda será melhorado pela Assembléia Legislativa e com certeza trará mais tranqüilidade para aqueles que vivem da atividade agrícola em Santa Catarina", afirma Ceron. Segundo o Código Ambiental uma das medidas adotadas para a melhoria da qualidade de vida no Estado seria a mobilização de todas as pessoas para promover e exigir ações que garantam a preservação do meio ambiente, da vida e da diversidade biológica no desenvolvimento de sua atividade.
O Código Ambiental de Santa Catarina foi desenvolvido a partir da parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e entidades diversas. A proposta é resultado de extenso trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de um ano,com estudos e sugestões apresentadas em consentimento entre Fatma, Ocesc, Faesc, Fecam, Fecoagro, Fiesc, Fetaesc, Sindicarnes, Sindiarroz, Sindileite. O objetivo principal é atender as ansiedades do setor produtivo, no que se refere às questões ambientais e que interferem diretamente no desenvolvimento de suas atividades, porém, mantendo o equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e a atividade produtiva.
Outro enfoque importante é a preservação das situações consolidadas, ou seja, a legislação admite que em áreas urbanas tudo que é consolidado seja respeitado, o mesmo deverá ocorrer na área rural. Nesta proposta também é dado novo tratamento as questões polêmicas, tais como campos de altitude, áreas de preservação permanente (APPs), matas ciliares, banhados, queimadas, topos de morros dentre outras.
Há uma tendência nas discussões do Congresso, de delegar aos estados a normatização das questões ambientais partindo do princípio de que o Brasil é um país continental e cada região tem suas peculiaridades. O que é bom para um estado, talvez, não seja tão bom e adequado para Santa Catarina. Nós defendemos que durante este ano, o Congresso Nacional aprove o novo Código Ambiental criado a partir destas discussões.
Tal acontecimento é um avanço e a partir deste projeto, certamente a nossa Assembléia Legislativa, como fórum legítimo de discussão e defesa dos interesses da sociedade aprovará uma lei ideal, dando condições para que Santa Catarina continue sendo um Estado de excelência.

 PROGRAMAÇÃO DE AUDIÊNCIAS:

Data

Cidade (horário) Local
05/11/2008 Lages (18h) Associação do Comércio e Indústria de Lages – ACIL – Avenida Belizario Ramos, 2.276 – Centro
06/11/2008 Campos Novos (09h) Clube 07 de Setembro – Rua Estevam Zanata S/N – Bairro São Sebastião
Videira (18h) Auditório da Unoesc – Campos de Videira – Rua Paese, 198 – Bairro Universitário
10/11/2008 Criciúma (14h) Associação da Imbralit – Rua Antônio Doré, S/N – ao lado da Empresa Imbralit – Bairro Próspera.
12/11/2008 Joinville (18h) Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC, Rua Gothard Kaesemodel, 833 – Bairro Anita Garibaldi.
13/11/2008 Blumenau (09h) Teatro Michelangelo – Uniasselvi – Rua Engenheiro Udo Deeke, 534 – Salto do Norte – Em frente ao Terminal Urbano do aterro
Rio do Sul (18h) Centro de Eventos Hermann Purnhagen – Rua Prof. Venceslau Borini, 2.950 – Bairro Canta Galo.
17/11/2008 Chapecó (09h) Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos – Plinio Arlindo de Nez – Rua Assis Brasil 20 D – Centro.
Concórdia (18h) Fundação Municipal de Cultura – Casa da Cultura – Rua Abramo Eberle, 322 – Centro.
19/11/2008 Florianópolis (09h) Auditório Deputada Antonieta de                             Barros – Assembléia Legislativa de Santa Catarina.