FOI INAUGURADA na tarde desta quarta-feira (30) na Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) a "Unidade de Capacitação Tecnológica". A sala funcionará como laboratório para cursos e treinamentos voltados às prefeituras e entidades de cunho regional.
A sala está equipada com 11 "notebooks", duas estações (computadores de mesa) e um "datashow" e o acesso à internet estará à disposição dos prefeitos e de equipes técnicas dos municípios associados.
O presidente da Amures, Cláudio Ziliotto, explica que a partir de agora, quando virem a Lages para tratar de assuntos de interesse de seus municípios, os prefeitos e suas equipes poderão dispor da sala para trabalhar. "Todos os prefeitos vão ter aqui um computador com internet, porque muitas vezes vêm para Lages e precisam de um espaço para trabalhar. A Amures está oferecendo este espaço e suas equipes técnicas", afirma o presidente ao tratar a sala como "uma extensão das prefeituras dentro da Amures".
Além disso, a unidade será utilizada para reuniões dos associados e para capacitação de suas equipes. A estrutura também permitirá que treinamentos e capacitações aconteçam nos próprios municípios. A utilização de "notebooks" pretende justamente isso, já que os equipamentos podem ser facilmente transportados e instalados.
Entre o projeto e a inauguração transcorreu um período de 60 dias. O investimento final foi da ordem de R$ 35 mil.
Os setores mais beneficiados devem ser o contábil, tributário, informática e jurídico dos 18 municípios que integram a associação, pois os mesmos passam freqüentemente por capacitações. A nova estrutura permitirá inclusive interagir em videoconferências.
A prefeita de Urupema Arlita Pagani e o prefeito de Lages em exercício Arnaldo Moraes prestigiaram a solenidade e até sugeriram a realização de um curso voltado especialmente aos prefeitos para operar os novos equipamentos.