You are currently viewing Lideranças discutem o Desenvolvimento Regional

Lideranças discutem o Desenvolvimento Regional

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Com participação do Secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Osvaldo Uncini e das principais entidades de atuação regional, foi realizado no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense (UNiplac), o Fórum de Projetos de Desenvolvimento da Serra Catarinense. O evento aconteceu na quinta-feira e teve como objetivo socializar os projetos das entidades que tem o cunho do desenvolvimento.
Na abertura das discussões a consultora de Desenvolvimento Regional, Maria Gorete Hoffmann falou sobre os planos já implementados entre 1998 e 1999. "Nós fizemos uma avaliação dos resultados e percebemos que houver avanços. Mas há ainda, muito que avançar", disse. Ela enfatizou que, "o diagnóstico obtido hoje, nos dá possibilidade de ajustar a metodologia, rever as falhas e motivar a reorganização".
Participaram das discussões a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Associação Comercial e Industrial de Lages (Acil), Sebrae e empresas diversas ligadas ao governo. Dentre as conquistas apontadas nesse período estão as usinas hidrelétricas, uma termelétrica e ações inúmeras de infra-estrutura.
O Secretário-Executivo da Amures, Gilsoni Albino, destacou no evento que, o Desenvolvimento Regional é o Plano Estratégico. "É algo perene e tem de ser adaptado à cada realidade. Tem de obedecer a velocidade do tempo e se mostrar dinâmico. E a associação de municípios está atenta à essas questões em busca de desenvolvimento, mas desenvolvimento ordenado", opinou.
Para o Secretário Regional Osvaldo Unvini, o momento é oportuno para encontrar a verdadeira vocação regional. E enfatizou que, os resultados serão mais demorados se cada entidade pensar e trabalhar isoladamente em cada projeto. "Temos de concentrar idéias e definir o foco a curto, médio e longo prazo", defendeu.
Ele procurou motivar os participantes das discussões dizendo que o governador Luiz Henrique, espera uma proposta real para desenvolver a Serra Catarinense. Em havendo um diagnóstico e os meios para firmar o desenvolvimento, o governo do Estado dará o respaldo às ações.